1 Paulo, Silvano e Timóteo à igreja de Tessalônica em Deus Pai, e no Senhor Jesus Cristo. Graça e paz a vós. 2 Nós sempre agradecemos a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações. 3 Lembramos-nos sem cessar, diante de nosso Deus e Pai, da obra da vossa fé, do trabalho do vosso amor e da perseverança da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4 Irmãos amados por Deus, nós sabemos que Ele vos escolheu, 5 porque o nosso Evangelho não chegou até vós somente em palavra, mas também em poder no Espírito Santo e com toda convicção. Assim, sabeis qual tipo de homens éramos quando estávamos no meio de vós, agindo para o vosso bem. 6 Vós vos tornastes nossos imitadores e do Senhor, recebendo a Palavra com alegria do Espírito Santo, apesar de grande tribulação. 7 Por isso vos tornastes exemplos para todos os crentes da Macedônia e Acaia. 8 Por meio de vós, a Palavra do Senhor tem sido espalhada, não somente na Macedônia e Acaia. Mas, em cada lugar, a vossa fé em Deus tem sido divulgada. Por isso não precisamos dizer nada. 9 Eles próprios relatam qual tipo de acolhimento nós tivemos convosco e como vos convertestes a Deus, deixando os ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10 esperando por Seu Filho, vindo dos céus, que ressurgiu da morte. Esse é Jesus, que nos livra da ira vindoura.
Paulo se identifica como sendo o autor da carta, e saúda a igreja de Tessalônica.
A UDB deixa bem claro que foi Paulo quem escreveu esta carta.
Os termos "graça" e "paz" são metonímias para a pessoa que age com cuidado e gentileza para com os outros. Tradução Alternativa
A palavra "todos" se refere aos cristãos tessalonicences.
Nesta carta as palavras "nós" e "nos" se referem a Paulo, Silvano, e Timóteo, a menos que seja notado diferente. A palavra "vós" é plural e se refere aos cristãos da igreja de Tessalônica.
Aqui, "sempre," sugere que quando Paulo ora, ele apresenta constantemente os tessalônicos a Deus nas suas orações.
"Nós oramos por vocês"
Atos feitos pela confiança em Deus.
Paulo continua a agradecer pelos Cristãos de Tessalônica e os elogia pela sua fé em Deus.
Aqui significa queridos Cristãos, incluindo ambos homens e mulheres.
A palavra "nós" se refere a Paulo, Silvano, e Timóteo mas não aos Cristãos de Tessalônica.
Não somente por meio da pregação do evangelho.
Possíveis significados:
"como nos conduzimos quando" (UDB)
"Imitar" significa agir como, ou copiar o comportamento de outro.
"Ter recebido o ensino" ou "ter aceitado o ensino"
"em um momento de muito sofrimento" ou " em muita perseguição"
Esse é um distrito antigo que hoje é a Grécia.
Aqui Paulo fala sobre as testemunhas Cristãs que os Tessalonissences fizeram como se fossem um sino que estivesse sendo tocado ou um instrumento musical sendo tocado.
Esse é um distrito antigo que hoje é a Grécia.
Paulo está se referindo as igrejas que já existiam nas regiões ao redor, que ouviram falar sobre os Critãos Tessalonicenses.
Aqui "eles próprios" é usado para enfatizar aquelas pessoas que ouviram falar dos Cristãos Tessalonissences.
Aqui "acolhimento" se refere ao caloroso recebimento que obtiveram pelos irmãos da igreja. TA: "quão calorosamente nos recebestes."
Este é um título importante que descreve o relationamento de Jesus com Deus.
"Que Deus ressuscitou"
Em meio de todos que morreram. Essa expressão descreve todos que estão no mundo dos mortos.
Aqui Paulo inclui os Cristãos Tessalonicenses.
1 Vós mesmos sabeis, irmãos, que a nossa visita a vós não foi em vão. 2 Sabeis que sofremos e fomos tratados de forma vergonhosa em Filipos. Mesmo assim tivemos confiança em nosso Deus para compartilhar o Seu Evangelho convosco, mesmo em meio a grandes dificuldades. 3 Pois nossa exortação não procede de erro, nem de impureza, nem de engano. 4 Mas, assim como fomos aprovados por Deus para que o Evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não para agradar a homens, mas para agradar a Deus. Ele é Aquele que examina nossos corações. 5 Portanto nunca usamos palavras para bajulação, como sabeis, nem com intenção gananciosa. Deus é testemunha disso. 6 Não buscamos glória de homens, nem de vós nem de outros. Como apóstolos de Cristo, poderíamos ter exigido privilégios. 7 Em vez disso, fomos gentis entre vós, como uma mãe acalentando seus próprios filhos. 8 Do mesmo modo, devido ao grande afeto por vós, estávamos contentes por compartilhar convosco não só o Evangelho de Deus, mas também as nossas próprias vidas. Pois vos tornastes muito queridos para nós. 9 Irmãos, sem dúvida vos lembrais de nosso trabalho e fadiga. Trabalhamos dia e noite para que não fôssemos como um fardo para nenhum de vós. Durante aquele tempo, vos pregávamos o Evangelho de Deus. 10 Vós sois testemunhas, assim como Deus, de como nos comportamos de forma santa, justa e irrepreensível para convosco, que credes. 11 Do mesmo modo, sabeis que tratamos cada um de vós como um pai trata seus filhos, 12 exortando-vos, encorajando-vos e insistindo para viverdes de maneira digna de Deus, que vos chama para o Seu reino e glória. 13 Por isso nós também agradecemos a Deus constantemente. Pois, quando recebestes de nós a Palavra que ouvistes, não a aceitastes como palavra de homem, mas como ela realmente é, a Palavra de Deus. Essa é a Palavra que também age em vós, que credes. 14 Porque vós, irmãos, vos tornastes imitadores das igrejas de Deus que estão na Judéia, em Cristo Jesus. Pois também sofrestes as mesmas coisas de seus conterrâneos, assim como eles sofreram dos Judeus. 15 Foram os Judeus que mataram tanto o Senhor Jesus quanto os profetas. Foram eles que nos expulsaram. Eles não agradam a Deus e são inimigos de todos os homens, 16 e nos proíbem de falar aos gentios para a salvação deles. Desse modo, só aumentam seus pecados. A ira veio sobre eles de forma definitiva. 17 Nós, irmãos, separados de vós por um breve período, em presença, não em coração, estamos nos esforçando e com grande desejo de ver-vos novamente. 18 Porque queremos visitar-vos. Eu, Paulo, tentei visitar-vos mais de uma vez, mas Satanás nos impediu. 19 Pois, quando nosso Senhor Jesus voltar, quem será nossa esperança, alegria e coroa de glória diante Dele? Por acaso não sois vós assim como os outros? 20 Pois vós sois nossa glória e alegria.
Paulo define o serviço e recompensa dos cristãos.
As palavras "vós" e "mesmos" referem-se aos cristãos tessalonicenses.
Aqui isto significa companheiros cristãos, incluindo homens e mulheres.
A palavra "nossa" refere-se a Paulo, Silvano e Timóteo, mas não aos cristãos tessalonicenses.
Isto pode ser expresso em uma forma positiva. Tradução Alternativa
"fomos maltratados e insultados"
"enquanto tínhamos grandes dificuldades, debaixo de grande oposição"
"é verdadeira, pura e honesta"
Paulo foi testado e provado digno de confiança por Deus.
Paulo está se referindo a pregar a mensagem do evangelho.
A palavra "corações" é uma metáfora para os desejos e pensamentos de uma pessoa. TA: "que sabe os nossos desejos e pensamentos"
Paulo conta aos cristãos tessalonicenses que a sua conduta não era baseada em bajulação, ganância ou glória própria.
"falamos a vocês com falso louvor"
"nem usamos palavras para esconder um mau desejo pelo dinheiro de vocês"
"poderíamos ter insistido que nos dessem dinheiro"
Assim como uma mãe gentilmente conforta os seus filhos, Paulo, Silvano e Timóteo falaram gentilmente aos cristãos tessalonicenses.
"Desta forma, nós demonstramos nosso grande afeto por vocês"
"grande amor por vocês"
Paulo refere-se à mensagem do evangelho como se esta fosse um objeto físico que alguém pode compartilhar com outros. Por "compartilhar", ele quer dizer "contar"
Paulo refere-se às vidas dele e de seus colegas como se fossem objetos físicos que eles podem compartilhar com outros. Aqui ele se refere a gastar tempo e esforço com seu público.
"nós nos importamos profundamente com vocês"
Aqui isto significa companheiros cristãos, incluindo homens e mulheres.
As palavras "trabalho" e "fadiga" significam basicamente a mesma coisa. Paulo as usa para enfatizar o quão duro eles trabalharam. TA: "o quão duro trabalhamos"
"Nós trabalhamos duro para o nosso próprio sustento para que vocês não precisassem nos sustentar"
Paulo usa três palavras que descrevem o seu bom comportamento para com os cristãos tessalonicenses.
Paulo compara as suas exortações e encorajamentos a um pai que gentilmente ensina seus filhos a como se comportar.
As palavras "exortando" e "encorajando" expressam o quão apaixonadamente o grupo de Paulo encorajou os tessalonicenses. TA: "nós os encorajamos fortemente"
A palavra "glória" descreve a palavra "reino". TA: "para o Seu reino glorioso"
Paulo continua a usar "nós" para se referir a ele mesmo e aos seus companheiros de viagem e "vocês" aos cristãos tessalonicenses.
Paulo constantemente agradece a Deus pela aceitação dos tessalonicenses à mensagem do evangelho que ele compartilhou com eles.
Os tessalonicenses acreditavam que a mensagem de Paulo vinha de Deus e não da autoridade do próprio Paulo.
Paulo fala da mensagem do evangelho de Deus como se esta fosse uma pessoa que estava trabalhando.
Aqui isto significa companheiros cristãos, incluindo homens e mulheres.
Os cristãos tessalonicenses suportaram perseguições similares às dos cristãos judeus. "tornaram-se como as igrejas"
"de outros tessalonicenses"
"Eles tentaram nos fazer parar de falar"
Paulo fala como se alguém pudesse encher um contêiner com seus próprios pecados como com líquido.
Isto se refere a Deus finalmente julgando e punindo as pessoas por seus pecados.
Isto significa companheiros cristãos, incluindo homens e mulheres.
Apesar de Paulo não estar fisicamente presente em Tessalônica, ele está emocionalmente ligado a eles.
Aqui "ver" refere-se à toda pessoa. TA: "de ver vocês" ou "de estar com vocês"
"eu, Paulo, tentei visitar-vos várias vezes"
Paulo usa esta questão para encorajar os cristãos e responde a isto no próximo versículo. Esta pergunta retórica pode ser dita positivamente. TA: "vocês são a nossa confiança para o futuro, nossa alegria e nossa coroa de glória quando nosso Senhor Jesus Cristo vier"
Por "esperança" Paulo quer dizer a garantia que ele tem de que Deus o recompensará por seu trabalho. Os cristãos tessalonicenses são a razão da sua esperança.
Os tessalonicenses são a razão para a sua alegria.
Aqui "coroa" refere-se a uma coroa de flores dada a atletas vitoriosos. A expressão "coroa de glória" significa uma recompensa por uma vitória ou por ter feito algo bom.
Esta pergunta retórica pode ser traduzida como uma afirmação. TA: "são vocês e outros, cristãos"
1 Portanto, quando nós já não podíamos mais suportar, pensamos que seria bom ficarmos sozinhos em Atenas. 2 Nós enviamos Timóteo, nosso irmão e ministro de Deus no Evangelho de Cristo, para vos fortalecer e confortar em relação à vossa fé. 3 Nós fizemos isso com o desejo de que ninguém fosse abalado por essas tribulações. Pois vós sabeis que foi para isso que fomos destinados. 4 Verdadeiramente, quando estávamos convosco, predissemos que haveríamos de sofrer aflição, e isso aconteceu, como vós sabeis. 5 Por essa razão, quando eu não podia mais suportar, eu o enviei para poder saber acerca da vossa fé, pois talvez o tentador, de alguma maneira, houvesse vos tentado e nosso trabalho tivesse sido em vão. 6 Mas Timóteo retornou a nós e trouxe boas notícias da vossa fé e amor. Conforme ele nos disse, vós sempre tendes boas lembranças de nós e desejais nos ver, assim como também nós desejamos ver a vós. 7 Por causa disso, irmãos, nós fomos confortados por causa da vossa fé, em toda a nossa angústia e aflição. 8 Pois nós agora vivemos, se vós permanecerdes firmes no Senhor. 9 Pois quantas graças podemos dar a Deus por vós, por toda alegria que nós temos diante de Deus por vossa causa? 10 Noite e dia nós oramos arduamente para ver vossas faces e prover aquilo que falta à vossa fé. 11 Que o próprio Deus, nosso Pai, e nosso Senhor Jesus, direcionem nosso caminho até vós. 12 E que o Senhor vos faça crescer e abundar no amor uns para com os outros e para com todos as pessoas, assim como nós também fazemos para convosco. 13 Que Ele fortaleça os vossos corações, a fim de que sejam irrepreensíveis em santidade diante do nosso Deus e Pai, na vinda do nosso Senhor Jesus com todos os Seus santos.
Paulo diz aos cristãos que enviou Timóteo para fortalecer a fé deles.
"nós não podíamos mais suportar nos preocupar com vocês"
"Bom para Silvano e eu ficarmos para trás em Atenas"
"apropriado" ou "razoável"
Esta é uma cidade na província da Acaia, a qual atualmente é a Grécia.
Estas duas expressões, ambas, descrevem Timóteo.
"Seja abalado" é uma expressão para ser amedrontado. Tradução Alternativa
Paulo compreende que todos saibam que Deus os destinou. Isto pode ser dito de forma explicita. TA: "Deus nos destinou"
"Certamente" ou "Seguramente"
"de ser maltratados por outros"
Paulo estava descrevendo suas próprias emoções usando uma expressão. TA: "eu não podia mais esperar pacientemente"
Isto implica que Paulo enviou Timóteo. Isto pode ser dito de forma expícita. TA: "Eu enviei Timóteo"
"nosso difícil trabalho no meio de vocês" ou "nosso ensinamento no meio de vocês"
"inútil"
Paulo fala aos seus leitores sobre o relatório de Timóteo depois de ter retornado da sua visita entre eles.
A palavra "nós" refere-se a Paulo e Silvano.
Entende-se como se referindo à fé em Cristo. Isto pode ser dito de forma explícita. TA: "um bom relatório da vossa fé"
Quando eles pensam em Paulo, eles sempre têm bons pensamentos sobre ele.
"vocês desejam nos ver"
Aqui "irmãos" significa companheiros cristãos.
Aqui refere-se à fé em Cristo. Isto pode ser dito de forma explícita. TA: "por causa da vossa fé em Cristo"
A palavra "aflição" explica o porquê de eles estarem em "angústia". TA: "em toda a nossa angústia causada por nossas aflições"
Esta é uma expressão que se refere à viver uma vida satisfeita. TA: "nós somos muito encorajados"
"permanecer firme" é uma expressão que significa continuar fiel. TA: "se vocês continuarem a confiar no Senhor"
Esta é uma pergunta retórica que pode ser expressada como uma declaração. TA: "Nós não podemos agradecer a Deus o suficiente pelo que ele tem feito por vocês! Nós nos alegramos muito por vocês quando oramos ao nosso Deus!
Paulo fala como se ele e seus companheiros estivessem fisicamente na presença de Deus. Ele está provavelmente referindo-se a ação de orar.
Aqui um exagero é usado para mostrar quão frequente Paulo ora. TA: "Frequentemente"
"fervorosamente"
A palavra "faces" refere-se a ver todos pessoalmente. TA: "visitar vocês"
Nestes versos, a palavra "nosso" não se refere sempre ao mesmo grupo de pessoas. Por gentileza, ver as notas de tradução específicas.
Paulo inclui os cristãos tessalônicos com o seu time ministerial.
"Nós oramos para o próprio Deus"
Paulo fala como se quisesse que Deus mostrasse a ele e a seus companheiros a rota a tomar para visitar os cristãos tessalônicos. Ele diz querer que assim Deus faça isto possível para eles.
A palavra "nosso" refere-se a Paulo, Silvano e Timóteo, mas não aos cristãos tessalônicos.
Este fragmento refere-se a "Pai" para enfatizar.
Paulo fala do amor como um objeto que se pode obter mais.
Paulo refere-se ao "coração" como o centro das crenças e convicções de alguém.
"quando Jesus retornar à Terra"
"com todos os que pertencem a Ele"
1 Finalmente, irmãos, nós vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebestes nossas instruções sobre como deveis andar e satisfazer a Deus, também neste caminho andai, para que façais ainda mais. 2 Pois sabeis quais instruções vos demos através do Senhor Jesus. 3 Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos afasteis da imoralidade sexual, 4 que cada um de vós saiba controlar seu próprio corpo de forma santa e honrosa, 5 não conduzidos por paixão lasciva, como os gentios que não conhecem a Deus. 6 E que ninguém desrespeite ou lese a seu irmão nessa questão. Porque o Senhor é o vingador em todas essas coisas, como vos avisamos e testificamos. 7 Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. 8 Portanto, quem rejeita isso não rejeita a pessoas, mas a Deus, que vos deu o Seu Espírito Santo. 9 A respeito do amor fraternal, não necessitais que ninguém vos escreva, pois vós mesmos sois ensinados por Deus a amar uns aos outros. 10 De fato, fazeis isto com todos os irmãos que estão em toda Macedônia. Entretanto, nós vos exortamos, irmãos, a fazer isso ainda mais. 11 Também vos exortamos a buscar viver pacificamente, cuidar das vossas coisas, e trabalhar com vossas mãos, como vos ordenamos; 12 assim, andareis corretamente diante daqueles que são de fora, e não necessitareis de coisa nenhuma. 13 Irmãos, não queremos que ignoreis acerca daqueles que dormem, para que não vos entristeçais como os demais que não têm esperança. 14 Porque, se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, também Deus trará com Jesus aqueles que dormiram Nele. 15 Pois isto vos falamos pela Palavra do Senhor, que nós que estamos vivos, esperando a vinda do Senhor, com certeza não precederemos aqueles que dormem. 16 Porque o próprio Senhor descerá do céu com grande brado, com a voz do arcanjo, e com a trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois, nós, os que estivermos vivos, os que permanecermos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para nos reunir com o Senhor nos ares. Desse modo, estaremos sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai uns aos outros com estas palavras.
Aqui "irmãos" significa companheiros cristãos.
Paulo usa "encorajar" e "exortar" para enfatizar o quão fortemente eles animavam os crentes. TA: "vos fortemente encorajamos."
Isso pode ser iniciado na forma ativa. TA:
Aqui "andar" é uma expressão para a maneira de viver. TA: "vós deveis viver"
Paulo falava de suas instruções como se fossem dadas pelo próprio Jesus.
"vós ficais longe de atos sexualmente imorais"
Possivelmente os significados são 1) como viver com sua esposa ou 2) como viver uma vida de auto disciplina ou 3) como viver com sua filha virgem
"sem um desejo sexual lascivo"
Aqui "homem" refere-se a homem ou mulher. "nenhum" ou "nenhuma"
Essas duas palavras descrevem a mesma ideia de duas maneiras diferentes para reforçar o conceito. TA: "errado"
Isto está explícito. TA: "o Senhor punirá aquele que transgrediu e defenderá aquele que foi injustiçado"
"dito a vós anteriormente e fortemente previnidos"
Isto pode ser afirmado de forma positiva. TA: Deus nos chamou para pureza e santidade"
A palavra "nos" refere-se a todos os crentes.
"qualquer que negligencia esses ensinamentos" ou "qualquer que ignore esses ensinamentos"
Paulo enfatiza que esses ensinamentos não são de homens, mas de Deus.
"amor entre companheiros crentes"
"vós mostrais amor aos crentes de toda Macedônia"
Aqui "irmãos" significa companheiros cristãos.
tentar
Paulo usa a palavra "calmamente" como uma metáfora para descrever uma vida de paz em uma comuniade e não causando contenda. TA: "viva em calma e de forma ordenada"
Esta expressão idiomática significa prestar atenção em seus próprios assuntos, não nos das outras pessoas. TA: "preste atenção aos suas próprias necessidades"
Isto é uma metáfora para vivendo uma vida produtiva. TA: "trabalhar em suas próprias tarefas para ganhar o que precisa para viver"
Esta metáfora descreve como os crentes devem se relacionar com aqueles em sua comunidade. TA: "comportamento respeitável e maneira digna"
"aqueles que não creem em Cristo." Paulo fala de "a fé" como se fosse um lugar. Aqui "a fé" refere-se aqueles que acreditam em Cristo.
Paulo fala sobre crentes que morreram, quem ainda está vivendo, e aqueles que viverão quando Cristo retornar.
Isso pode ser colocado em forma positiva. TA: "Nós queremos que vós entendais"
Aqui "irmãos" significa companheiros cristãos.
Aqui "dormir" é um eufemismo para aqueles que estão mortos.
"não fiquem lamentando"
"como pessoas que não são crentes"
Aqui "nós" se refere a Paulo e seu auditório.
"viver de novo"
Aque "dormem" é uma forma educada de se referir a morte.
"o dia em que Cristo retornará"
"com certeza não vamos antes"
" o próprio Senhor descerá"
"o anjo chefe"
Os "mortos em Cristo" são aqueles crentes que já morreram. TA: "aqueles que creem em Jesus Cristo, mas que já morreram.
Aqui "nós" refere-se aos crentes que não morreram.
A palavra "eles" refere-se aos crentes que foram ressucitados.
"reunirmos com o Senhor Jesus no céu"
1 A respeito do tempo e das estações, irmãos, não precisais que algo vos seja escrito. 2 Sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite. 3 Quando disserem: "Paz e segurança", a destruição repentina lhes sobrevirá. Será como dores de parto à mulher grávida, e eles não terão como escapar. 4 Mas vós, irmãos, não estais na escuridão de modo que aquele dia vos alcance como um ladrão. 5 Vós sois todos filhos da luz e filhos do dia. Nós não somos filhos da noite ou da escuridão. 6 Logo, não durmamos como os outros fazem, mas continuemos a vigiar, e estejamos sóbrios. 7 Porque os que dormem, dormem de noite, e aqueles que se embriagam, embriagam-se de noite. 8 Mas, como somos filhos do dia, fiquemos sóbrios. Coloquemos a couraça da fé e do amor, e a esperança da salvação futura como nosso capacete. 9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para obtermos a salvação, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10 Ele que morreu por nós, para que, independentemente de estarmos acordados ou dormindo, possamos viver juntos com Ele. 11 Portanto, confortemos e edifiquemos uns aos outros como vós já fazeis. 12 Nós vos pedimos, irmãos, que reconheçais aqueles que trabalham entre vós, que cuidam de vós no Senhor, e que vos admoestam. 13 Também pedimos que os considereis em alta estima, em amor, por causa do trabalho deles. Vivei em paz. 14 Nós vos exortamos, irmãos, a advertir os indisciplinados, encorajar os desencorajados, auxiliar os fracos, e ser pacientes para com todos. 15 Cuidai para que ninguém retribua o mal com o mal, mas esforçai-vos pelo bem uns dos outros e de todos. 16 Alegrai-vos sempre. 17 Orai sem cessar. 18 Em tudo, dai graças. Pois essa é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco. 19 Não apagueis o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias. 21 Examinai todas as coisas; retende o que é bom. 22 Afastai-vos de toda forma de mal. 23 Que o próprio Deus da paz vos santifique completamente. Que todo seu espírito, alma e corpo sejam preservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Quem vos chamou é Fiel, e Ele também o fará. 25 Irmãos, orai também por nós. 26 Cumprimentai todos os irmãos com um beijo santo. 27 Eu lhes suplico, pelo Senhor, que esta carta seja lida para todos os irmãos. 28 Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco.
Paulo continua falando sobre o dia em que Jesus voltará.
Neste capítulo, as palavras "nós" e "nos" referem-se a Paulo, Silvano e Timóteo, a menos que seja indicado o contrário. Também, a palavra "vós" é plural e refere-se aos crentes na igreja de Tessalônica.
Isso se refere aos eventos que precederam o retorno do Senhor Jesus.
aqui "irmãos" significam companheiros cristãos.
"muito bem" ou "com precisão" (UDB)
Assim como não se sabe a noite em que um ladrão pode vir, não sabemos quando virá o dia do Senhor. TA: "inesperadamente"
"Quando as pessoas dizem"
"Então, a destruição inesperada"
Assim como as dores de parto de uma mulher grávida vêm de repente e não param até que o nascimento esteja completo, a destruição virá, e as pessoas não escaparão.
Aqui "irmãos" significa companheiros cristãos.
Paulo fala do mal e da ignorância sobre Deus como se fossem trevas. TA: "vós não estais desconhecidos, como as pessoas que vivem na escuridão"
O dia em que o Senhor vier não deve ser uma surpresa para os crentes.
Paulo fala da verdade como se fosse luz e dia. TA: "Pois vós conheceis a verdade, como as pessoas que vivem na luz, como as pessoas durante o dia"
Paulo fala do mal e da ignorância sobre Deus como se fossem trevas. TA: Nós não estamos desconhecidos, como pessoas que vivem na escuridão, como pessoas à noite"
Paulo fala de inconsciência espiritual como se fosse sono. TA: "não sejamos como outros que não estão cientes da volta de Jesus"
A palavra "nos" refere-se a todos os crentes.
Paulo descreve a consciência espiritual como o oposto do sono e da embriaguez.
Assim como quando as pessoas dormem e não sabem o que está acontecendo, as pessoas deste mundo não sabem que Cristo voltará.
Paulo está afirmando que é à noite quando as pessoas ficam bêbadas, então quando as pessoas não estão conscientes do retorno de Cristo elas não vivem uma vida autocontrolada.
Nos versículos 8-10 a palavra "nós" refere-se a todos os crentes.
Paulo fala de conhecer a verdade sobre Deus como pertencente ao dia. TA: "sabemos a verdade" ou "recebemos a luz da verdade"
Paulo compara ser sóbrio ao exercício do autocontrole. AT: "vamos exercer auto-controle"
Como um soldado colocaria um peitoral para proteger seu corpo, um crente que vive pela fé e pelo amor encontrará proteção. TA: "proteger-nos com fé e amor" ou "proteger-nos confiando em Cristo e amando-O"
Como um capacete protege a cabeça de um soldado, a segurança da salvação protege o crente. TA: "proteja-nos com a certeza de que Cristo nos salvará"
Estas são formas educadas de dizer vivo ou morto. TA: "se estamos vivos ou mortos"
Aqui "construir" é uma metáfora que significa encorajar. TA: "encorajar uns aos outros"
Paulo começa a dar suas instruções finais para a igreja em Tessalônica.
Aqui "irmãos" significa crentes companheiros.
"Estimar e apreciar aqueles que estão envolvidos na liderança"
Isso refere-se às pessoas que Deus designou para servir como líderes do grupo local de crentes.
Paulo exorta os crentes a amar e estimar seus líderes da igreja.
Paulo está exortando os crentes a manterem uma atitude espiritual de regozijo em todas as coisas, sendo vigilantes na oração e expressando gratidão em todas as coisas.
Em todas as circunstâncias
Paulo está se referindo ao comportamento que ele acabou de mencionar como sendo a vontade de Deus para os crentes.
"Não impeçais o Espírito Santo de operar entre vós"
"Não desprezeis as profecias" ou "Não odieis nada que o Espírito Santo diga a alguém"
"Certifique-se de que todas as mensagens que parecem vir de Deus realmente vêm dele"
Paulo fala de mensagens do Espírito Santo como se fossem objetos que se pudessem captar em suas mãos.
Isso refere-se a Deus fazendo uma pessoa sem pecado e perfeita aos seus olhos.
Este é um paralelismo onde os termos "espírito", "alma" e "corpo" têm significados semelhantes e são usados para ênfase.
"Ser guardado de pecar até que"
"Ele é fiel e vos chama"
"ele vos ajudará"
Paulo está dando suas declarações finais.
Aqui "irmãos" significa crentes companheiros.
"Peço-vos como se o Senhor vos falasse"
Isso pode ser declarado em forma ativa. TA: "que todos vós leiam esta carta"