Brazilian Portuguese: Portuguese Bíblia Livre, Unlocked Literal Bible for Philemon

Formatted for Translators

©2022 Wycliffe Associates
Released under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Bible Text: The English Unlocked Literal Bible (ULB)
©2017 Wycliffe Associates
Available at https://bibleineverylanguage.org/translations
The English Unlocked Literal Bible is based on the unfoldingWord® Literal Text, CC BY-SA 4.0. The original work of the unfoldingWord® Literal Text is available at https://unfoldingword.bible/ult/.
The ULB is licensed under the Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Notes: English ULB Translation Notes
©2017 Wycliffe Associates
Available at https://bibleineverylanguage.org/translations
The English ULB Translation Notes is based on the unfoldingWord translationNotes, under CC BY-SA 4.0. The original unfoldingWord work is available at https://unfoldingword.bible/utn.
The ULB Notes is licensed under the Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
To view a copy of the CC BY-SA 4.0 license visit http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
Below is a human-readable summary of (and not a substitute for) the license.
You are free to:
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following conditions:
Notices:
You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.

Filemom

Chapter 1

1Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, a Filemom, o amado, e nosso cooperador;2E à irmã Ápia, e a Arquipo nosso companheiro de batalha, e à igreja que está em tua casa;3Haja em vós graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

4Eu dou graças a meu Deus sempre me lembrando de ti em minhas orações;5Ao ouvir de teu amor e a fé que tu tens para com o Senhor Jesus, e para com todos os santos;6Para que a comunhão de tua fé seja eficaz no reconhecimento de todo o bem que há em vós por Cristo Jesus.7Porque nós temos grande alegria e consolo em teu amor, pelo qual, por meio de ti, irmão, os sentimentos dos santos foram aliviados.
8Por isso, ainda que em Cristo eu tenha grande confiança para te mandar aquilo que te é conveniente,9Em vez disso por amor eu te peço, ainda que eu seja tal, Paulo, o velho, e também agora um prisioneiro de Jesus Cristo;
10Eu te peço por meu filho Onésimo, ao qual eu gerei durante minhas prisões.11Aquele que antes te era inútil, mas agora útil para mim e para ti,12Eu o enviei, como os meus mais íntimos sentimentos, de volta a ti;13Eu até que gostaria de retê-lo comigo, para que como teu substituto ele me servisse nas prisões do Evangelho;
14Mas eu nada quis fazer sem tua opinião, para que tua bondade não fosse como que por obrigação, mas sim de livre vontade.15Porque talvez por isso que ele tenha se separado de ti por algum tempo, para que tu o recebesses de volta para sempre.16Não mais como a um servo, mas sim mais que um servo, como a um amado irmão, especialmente para mim, e muito mais de ti, tanto na carne como no Senhor.
17Portanto, se tu me tens como companheiro, então recebe-o como a mim.18E se ele te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isto na minha conta.19Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi, eu pagarei; para eu não te dizer que tu me deves a ti mesmo.20Assim, irmão, que eu tenha algum benefício de ti no Senhor; alivia meus sentimentos no Senhor.
21Tendo confiança de tua obediência eu te escrevi, sabendo que tu farás ainda mais do que eu digo.22E enquanto isso também me prepara um lugar para eu ficar; porque eu espero que por vossas orações eu seja entregue a vós.
23Saúdam-te: Epafras (meu companheiro de prisão em Cristo Jesus),24Marcos, Aristarco, Demas e Lucas (meus cooperadores).25A graça de nosso Senhor Jesus Cirsto seja com vosso espírito. Amém!


Capítulo 1

1Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, para Filemom, nosso amado amigo e cooperador de trabalho,2e à nossa irmã Áfia, a Arquipo, nosso soldado companheiro, e à igreja que se reúne em tua casa.3Graça e paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, a todos vós.

4Sempre agradeço ao meu Deus, lembrando-me de ti em minhas orações.5Tenho ouvido do amor e da fé que tens no Senhor Jesus e todos os santos.6Eu oro para que o compartilhar da tua fé seja efetivo para o conhecimento de todo bem que há em nós para com Cristo.7Por causa do teu amor, irmão, tenho tido muita alegria e consolo, porque o coração dos santos, por teu intermédio, tem sido reanimado.
8Por isso, embora eu tenha toda a liberdade em Cristo para ordenar o que deves fazer,9em nome do amor prefiro solicitar; eu, Paulo, um homem velho e, agora, prisioneiro por causa de Cristo Jesus.
10Eu peço a ti em favor de meu filho Onésimo, a quem gerei enquanto estava na cadeia.11Pois ele, antes, foi inútil para ti; mas, agora, é útil, tanto para ti quanto para mim.12Eu o envio de volta a ti, ele que é meu próprio coração.13Eu preferiria mantê-lo comigo, para que ele pudesse ajudar-me, em teu lugar, enquanto sou prisioneiro por causa do Evangelho.
14Entretanto, não quis fazer nada sem o teu consentimento, para que a tua bondade não fosse por obrigação, mas de livre vontade.15Talvez por isso ele tenha sido separado de ti por um momento, para que o tivesses de volta definitivamente,16não como um escravo; mas, melhor que um escravo, um amado irmão, especialmente de mim e, mais ainda, de ti, tanto na carne quanto no Senhor.
17Então, se tu me consideras companheiro, recebe-o como a mim mesmo.18Se ele te prejudicou ou deve algo a ti, coloca isso em minha conta.19Eu, Paulo, escrevo isto com minha própria mão: eu te pagarei, sem mencionar que me deves até a ti mesmo.20Sim, irmão, que eu receba de ti esse favor, pelo Senhor. Reconforta o meu coração em Cristo.
21Confiado em tua obediência, estou escrevendo a ti, sabendo que farás ainda mais do que estou pedindo.22Ao mesmo tempo, prepara um quarto de hóspedes para mim, pois espero que, por meio de vossas orações, eu vos seja restituído.
23Saúda-te Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus,24e também Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores de trabalho.25A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém.